top of page

Axé - nascer e renascer

  • Foto do escritor: natanael dObaluae
    natanael dObaluae
  • 14 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de abr. de 2024

As nossas crenças são limitantes e também superestimadas ao perceber os nossos corpos no axé. Sabidamente e numa visão micro, influência de uma doutrina empurrada goela abaixo pelo cristianismo e que a todo custo não mediu esforços para desfazer outras crenças. Mas ainda assim, percebo o quanto os nossos têm inclinado para resgatar a ancestralidade através do axé.


Nos últimos três anos, busco entender o que pode ser o axé, a macumba, as nações-candomblé, a umbanda, quimbanda, jurema e tantos nomes. Essa sede deu-se principalmente por acreditar que meu corpo é também instrumento, mas que por toda a minha trajetória, o desconhecido se fez misterioso, principalmente pelas influências e as disrupções.


Hoje, o meu pensamento é um pouco mais amplo. Nessa amplitude, ainda que pouco, entendo a densidade e vejo o quanto as influências do ego respingam diretamente sob os que praticam verdadeira e essencialmente o axé. E, na minha pequena trajetória, ainda que de longe, sinto o reflexo do quanto a terra é cultivada apenas pelos frutos, sendo axé, resumido a isso. Além de doer, obviamente isso causa repulsa e afastamento.


Mas qual a relação entre nascer e renascer no axé?


Primeiro, acredito que nascer no axé é carregar as crenças de toda uma caminhada ancestral; é perceber que o axé não é feito por nós. É respeitar o cosmo, a magnitude e a sua profundidade enquanto os corpos se tornam estrume bom. A complexidade e a dificuldade que essa ideia tem para os que já são do axé é extremamente cegueira, e é daí que se esquece o que é nascer no axé.


Já renascer no axé é reacender as crenças adormecidas; em suma, na ótica Brasil, renascer no axé também pode ser, para o indivíduo, uma válvula e um caminho para se desfazer das amarras coloniais, imperialistas, ocidentais e egocêntricas. É aqui que a resistência se faz firme. Acredito que muitos de nós precisa renascer do axé. Mas não apenas para desfazer e lutar, não é sobre isso. Renascer no axé é reencontrar o nosso caminho diante da importância de se cuidar do próprio axé; do cultivar, do regar, do cuidar, e só então do lutar.


Renascer no axé não é a busca por grandezas e reconhecimentos. Não é meritocrático, não é político. Ser, tocar e sentir o axé é cuidado, é atenção e firmeza diante das complexidades humanas. É aqui que devemos todos renascer para reintegrar, reestruturar e costurar num ideal espiritual a importância e a simplicidade do que é iniciar-se no axé, o que é essencialmente aiyê, quem é a mão que toca o orí.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em outras palavras, trata-se de reconhecer as particularidades e nuances que não podem ser previstas ao iniciar, mas, acima de tudo, é a responsabilidade assumida não somente com o plano, mas também com o próximo, longe das devoções. Neste contexto, responsabilidade significa humanidade e respeito mútuo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Iniciar-se no axé, para muitos, é pressa, obrigação, cargo e necessidade, mas ser do axé é dar ouvidos aos próprios temores e, juntamente, acompanhar os que nos acompanham para que, no momento do axé, renasçamos com axé. Ou seja, deve-se aprender a sentir o orí.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Abaixasse a cabeça no axé para benzer-se do axé. Axé tem peso, e esse deve ser o peso ao levantar a cabeça. Este deve ser o peso carregado ao levantar-se de peito sábio para encarar a vida. Axé não é o caminho, é a caminhada. É o silêncio. É nessa estrada que se tem a força do axé; usa-se sabiamente ou não. Axé é cultivado na terra e brotado no tempo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Atoto.


Posts recentes

Ver tudo
pureza

poema que faz crítica ao mundo branco. Ó, meu lorde, não choras. não faz mal que tenhas privilégios. aos outros, peço que, se assim for,...

 
 
 
dentro do vaso de barro

acordo com a certeza que fui roubado. talvez fosse um sonho enquanto os olhos tentavam abrir. tenho a sensação que me pesa ao lapsiar o...

 
 
 
abraços&abraços

creio que a saudade também tem um peso que pesa. minha avó, dona Maria, mesmo sendo uma mulher muito reservada, carregava estrelas...

 
 
 

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos literários e novidades em primeira mão

obrigado por inscrever-se <3

bottom of page